segunda-feira

O papel dos pais...

Nos últimos anos, a evolução da nossa sociedade levou infelizmente a que se tenham tornado frequentes os casos em que os pais, não investem por este ou aquele motivo, suficientemente no acompanhamento da educação dos seus filhos.
Ora, é bem sabido que crianças que são incentivadas e apoiadas pelos seus pais, revelam progressos na aprendizagem. Não só o aproveitamento como também o comportamento escolar melhora nitidamente. Quando as crianças e jovens sentem que aquilo que se passa nas suas escolas, nas suas vidas é importante para os seus pais, que estes se interessam pelo que acontece no seu percurso de estudante e não só.
Há também quem pensará que, por não possuírem níveis de escolaridade elevados, seja preferível deixar completamente a cargo dos professores a tarefa da educação dos seus filhos.
No entanto, existem ainda Pais que ao serem incapazes de abordar certos temas, (reflexo, mas não só da sua própria vida) ainda proíbem que esses mesmos temas façam parte do currículo escolar. Obviamente refiro-me à educação sexual.
Irei falar por mim enquanto progenitora: Sinto-me completamente à vontade, com qualquer um dos meus 3 filhos, falamos de sexualidade, com a maior naturalidade.
Com o mais velho de 17 anos abordamos a experiência, com a do meio com 13 o inicio da adolescência e as precauções a tomar, com a mais nova com 9 anos, todo o interesse que a desperta e envolve o tema, nem mesmo assim deixando de lhe responder e informar sobre tudo, mediante o que a sua idade permitir.
Pais de hoje, filhos de ontem. Tentem, verão como é fácil bastará um diálogo puro, natural e sincero(desde que os filhos o pretendam). Para além de haver uma maior aproximação, deixando de existir em parte o tão famoso conflito de gerações. Ficarão com a certeza que os vossos filhos irão viver uma sexualidade, muito menos preconceituosa que a maior parte de nós viveu.
coragem