terça-feira

Porquê Envolver-me?

E ainda nem sequer me refiro ao tempo de férias, onde diáriamente centenas de cães, considerados o melhor amigo do homem, são cruelmente abandonados, onde acabam como destino ou em canis super lotados e sem condições ou numa qualquer valeta de estrada sem vida .

coragem

Muitas pessoas que gostam de animais e vivem perto de cães acorrentados ou confinados a uma varanda, por exemplo, nunca tentaram melhorar a situação. Ou porque simplesmente não se querem envolver, ou porque têm receio de um confronto directo com a pessoa que mantém o animal naquelas condições.

Contudo, pela vida do animal, é urgente que se envolvam! É urgente que se envolvam porque nós, como comunidade, temos de fazer passar a mensagem de que manter-se um animal acorrentado é inaceitável. Porquê?

Para além da óbvia crueldade, acorrentar um cão não só é mau para o animal, como poderá resultar num ambiente bastante perigoso para as pessoas da zona, especialmente crianças. Um cão continuamente acorrentado e isolado terá maior tendência para se transformar num animal ansioso, neurótico, territorial e inclusive agressivo.

"O verdadeiro teste moral da humanidade, o seu teste fundamental, consiste na sua atitude para com aqueles à sua mercê: os animais. E, a este respeito, a humanidade sofreu uma profunda catástrofe, uma catástrofe tão grande que todas as outras nela têm a sua origem."

Milan Kundera