terça-feira

Ignorante sabedoria

Era realmente muito bom, se nesta vida pudéssemos dizer tudo o que bem nos apetecesse, mas assim não é...
Deparamo-nos muitas vezes com pessoas, que só se intitulam como gente, denegrindo a imagem de terceiros, e a maior parte das vezes falando na mais completa ignorância.

Toca a vomitar três dúzias de palavrões, o grelhado que lhe caiu mal do jantar anterior e a porra do vinho que deve dormir com ele à cabeceira.
Gente que contraria tudo aquilo que sou e pretendo continuar a ser!

Falar mal...Falar muito mal...Falar cada vez pior...

Já a minha avozinha dizia assim;
Então minha neta não vês que é uma das formas de nos sentir-mos superiores perante os outros?
Não reparaste ainda que a nossa altivez, esconde defeitos que não conseguimos contornar?
Não sabes que a falta de respeito pelo ser humano, torna-nos seres intragáveis e assim temidos? Ai não sabias? Pois tens muito a aprender!

E tenho, na verdade, todos os dias da minha vida aprendo muito, neste caso, nada que me faça falta é verdade, mas o aprender nunca ocupou espaço, não é assim?

Aprendo com certos seres intragáveis, cada vez a gostar mais de mim, a saber melhor separar aquilo que não quero, e portanto deitar fora...E por mais que arrastem multidões, eu não serei mais uma com certeza.

Mas por falar em aprender, podem até mostrar "ar" de letrados, podem até nem dar erros ortográficos, podem até exprimir (ou espremer,para o caso tanto faz) conhecimentos culturais...Mas não sabem tudo, sabem apenas o que lhes dá jeito saber, nesse caso não passam na mesma de ignorantes...
Daqueles que eu teria imenso prazer, ver num qualquer programa televisivo, dizer: "Eu não sei mais, que uma criança de 10 anos".

Eu sou ignorante, ignoro tanta coisa, isso obriga-me a ser tolerante e educada. Só por isso, vou virar a página e fechar este livro que andava a ler...E de certa forma me agradava.
Até ao momento em que num certo capitulo, foi escrito tanto disparate e asneira que mais se assemelhou a um livro vulgar e barato, que nem a loja dos chineses pretendia vender.

Coragem*