sexta-feira

O governo...Acabou com as Familias de Acolhimento.

Deveria eu estar preocupada, porque perdi o meu "trabalho"?
Deveria eu fazer contas à vida porque deixei de receber 145 euros mensais(???), para sustentar uma criança?
EU? Não amigos! Preocupa-me as crianças e, o que vai ser da vida delas.
Fui convocada há 3 dias para me apresentar hoje, dia 7 de Março, na Segurança Social de Évora.

A maior parte dos leitores sabe que sou Mãe de Acolhimento, neste momento só de uma menina de 14 anos... O irmão resolveu fazer-se homem muito antes de o ser e, partiu à conquista de problemas sem regras nem limites.

Hoje...Exactamente com estas palavras, diz-me a assistente social e a psicóloga, responsáveis pelos acolhimentos a nível de distrito.
-Acabou! Este mês de Março, acabam as famílias de acolhimento!

-E...Opções? Falamos de crianças, certo?

-Não há, apelamos à boa vontade dos intervenientes.

Como assim?

Só no distrito de Évora existiam, cerca de 44 Famílias, que no seu lar acolhiam crianças, não faço ideia de quantas, muitas delas com + de 1 certamente... E agora?

O Governo ditou as regras, mas não deu saída...Uma única solução para o problema, a maior parte das instituições estão sobre lotadas, não há espaço nem para uma...Quanto mais uns milhares, a nível nacional. Entendem?

Uma avó, no alto dos seus 70 e tais anos, com a mísera reforma de 200 euros mensais, era Família de acolhimento dos seus dois netos, que juntava os 145 euros por cada um, que a segurança social dava, para fazer face às despesas. A vida deles com absurdas carências, mas seguia...E agora?

Contava a chorar, os meninos já quase passam fome, obrigam-me a ter de os colocar numa instituição, para que tal não aconteça...

Não irei falar da minha filha, daqui não sai ela, até porque, foi-me dada a tutela pelo Tribunal e, se for para passar fome, passaremos todos (de comum acordo familiar).

Coragem...Sempre! (mas, ainda vão ouvir falar deste assunto por aí, garanto-vos!)