domingo

Próprio da idade

(OLHARES.com - Fotografia de João Sampaio)
*
Hoje foi dia de compras, em jeito de passeio familiar...

Cá a casa chegou, não sei se a idade, se o tempo, se ainda a "pancada" dos estilos (e dos gastos inerentes aos mesmos)a menina mais velha, optou por ser "emo", o rapaz já com os seus 18 anos, prefere o estilo não sei o nome,portanto..."Farda de colégio", chamo-lhe assim, pois é mais o que me parece. A mais nova e, a meu ver a com mais juizo, optou pelo estilo "ela própria, os outros que se lixem", e tudo isto para que conste num só dia.
Qual é o meu estilo? Que nome a dar-lhe? Já existirá algum onde me enquadre, ou esta coisa dos estilos, apenas se manifesta até não se ser convenientemente adulto?

Como me considero uma Mãe toda "à frente", (dito por eles)o diálogo existe e faço questão de participar, nesta coisa dos estilos, "manias" diria antes, mas acaba por ser giro vê-los defenderem os seus ideais com unhas e dentes, mas quando tento levar a conversa mais a sério e questionar tudo o que quero saber, ficam sem me convencer...

Até porque, a maior parte das vezes quem os convence sou eu e, uma das técnicas é transmitir-lhes que, nós não somos o que vestimos, nem nunca seremos uma só ideologia, principalmente quando feita por outros, por muito boa que seja, temos de ser nós próprios...

Vincando o nosso carácter e personalidade e, não apenas mais um numa multidão, que seguem por vezes padrões pouco ortodoxos, podemos nos identificar com esta ou aquela forma de estar, de vestir, de comunicar. Mas nunca o ser porque tu és!

Acho que me vou saindo bem, enquanto Mãe, até hoje consegui os objectivos por mim estabelecidos, tenho filhos saudáveis, não só física como psicologicamente, sem grandes, muito menos graves, problemas inerentes à idade. (Até mesmo a minha filhota do coração, anda maravilhosamente bem, e nem sequer quero falar no assunto). Considero-os companheiros, diria mesmo os meus grandes amigos.
Portanto, dentro do que eu vou chamando "normal", cada um vista, o estilo que bem entender.

Coragem e, boa semana.