sexta-feira

Pérolas regionais...

Já há quem me trate por coragem alentejana, o que eu acho um termo bastante simpático.
Realmente moro neste Alentejo que tanto amo, mas nem nasci, nem cá fui criada, a minha permanência pelas planícies é de apenas 14 anos, de tal forma, que ainda não me habituei a certos termos utilizados aqui na região...

Palavras, que ainda não utilizo, mas sei o seu significado deixando aqui algumas, apenas como mais uma partilha de dizeres... Exemplos:

*

Vai ao "Reginho" da parede = Vai junto à parede

"Aventa" isso no lixo = põe isso no lixo (existe a palavra... aventar; atirar ao vento)

A minha "genra" = A minha nora

A "canzinha" é minha = A cadela é minha

"Caí um porradão" = Dei uma grande queda

A mais incrível e deliciosa de todas, vou deixar o significado pendente, espero que consigam desvendar o que pretende dizer, não se aceitando designações de compadres ;)

Este gaiato "dá-me fezes" = ... ?

Ou ainda...

Não vejo o meu filho há um ano "estou cheia de fezes" = ... ?

ainda outra :)
A vizinha não vinha e eu "estava aqui em fezes" = ...?

E porque hoje se inicia, mais um final de semana, aparentemente maravilhoso, vou até à praia, a minha praia de S. Martinho do Porto, mais propriamente em Salir do Porto. Tenho lá uma casa que arrendei e que, por motivos que não interessa nada, vou ter de deixar neste final de Maio. Como é obvio toda a casa está mobilidada, o que me deixa com um problema em mãos, onde colocar todo o mobiliário, electrodomésticos e afins...Com isto e, tentando resolver o meu problema e de alguém que o prove, gostaria de deixar aqui um apelo a quem necessitar, estou disposta a oferecer tudo o que lá se encontra...

Um excelente fim de semana para todos. Coragem