segunda-feira

Novos testes rápidos de detecção da infecção por HIV

"Em divulgação em Portugal, vão permitir um diagnóstico da doença em minutos, num processo semelhante a um teste de gravidez, mas sem recolha de urina, disse um especialista.
Os testes, apresentados ontem no âmbito da XI Reunião sobre Infecção por HIV/Sida, que decorreu durante todo o dia no Estoril, poderão resolver a grave situação de sub-diagnóstico que actualmente se verifica em Portugal, disse José Vera, do núcleo de Estudos HIV/Sida da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, lembrando que “há um sub-diagnóstico da infecção em todos os países europeus e em Portugal a sida diagnostica-se pouco e tardiamente..."
Ora aqui temos o que eu chamo de uma boa noticia, geralmente as pessoas apenas contactam o médico quando apresentam sintomas associados, sendo o diagnóstico tardio aumenta o risco de mortalidade e a hipótese de infecção de outras pessoas já que o próprio doente desconhece a sua situação.
No nosso Pais estima-se haver 20 mil casos de infecção diagnosticados, mas, dizem que o número de doentes por diagnosticar deverá ser duas a três vezes superior.
Por favor e pela vossa saúde não facilitem, há certos casos narrados pelos próprios doentes da forma como adquiriram a doença que hoje em dia e com a informação disponível não se consegue compreender. Não pensem que esta doença só acontece aos outros... A sida MATA.
Coragem*