segunda-feira

Conceito: AMIZADE

Existem pessoas na nossa vida que nos vão deixando felizes, por uma piada bem contada, por um segredo que nos escapa e alivia, por (motivos que me questiono) nos tentarem elevar a auto estima, por uma palavra vinda do nada mas, que nos fez sorrir, ou até só, pelo simples facto de terem cruzado o nosso caminho.
Algumas percorrem-no lado a lado, outras fazem questão de manter a distância em atraso, mas a maior parte, por quem me tenho cruzado, prefere andar sempre à frente.
O meu caminho é construído pelo seguro, num passo a passo, constante e consistente. Não gosto de atrasos, muito menos de correrias, prefiro manter a calma, e saber onde coloco os pés.
Talvez por isso e muito mais que isso, me impressiona a facilidade com que as pessoas sem alicerces vão construindo grandes amizades.
Há muito tipo de amigos, com quem vamos dividindo o nosso espaço. Cada um, uma folha individual da árvore que plantamos, que vamos regando com respeito, carinho, atenção e dedicação, faltando qualquer um que seja, destes componentes, a árvore fica sem condições de crescer ou mesmo sobreviver. Bastando um ligeiro sopro de vento, para que todas as folhas, caiam por terra.
Não sei se a vida que passa apressada, se a pessoa exigente que sou, se ainda a vivência com determinadas desilusões, criaram em mim o cepticismo em relação a este conceito.
Vou acreditando cada vez mais, naqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo em que estamos por perto, e pouco mais nos deixam senão o sorriso da hora...Hora incerta.
Porque se hoje e, num só dia nos fizeram rir, muitos mais são os dias em que nos vão entristecendo.
Porém, cada pessoa que passa na nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, como os que existem que pouco ou nada deixaram.
No entanto, com ou sem desilusões, acredito que dois seres e, seja qual for o sentimento envolvido, nunca se "encontram" por acaso.
coragem*