segunda-feira

Cada vez mais...Carência e depressão juvenil

*
*
"Me dê uma razão para me amar...
Eu não consigo ver...
Já nem eu próprio me correspondo...
A todo o amor que eu me dei.
Eu... já não posso fazer nada por mim."
*
(relato veridico "emo")

*

A lidar com adolescentes diariamente e a sentir na pele, tudo o que envolve este tema, cada vez mais, existe uma tremenda carência de afectos e uma gritante depressão juvenil.

Apesar dos inúmeros esforços, por parte de Instituições, sejam elas ou não governamentais, em manter crianças, jovens e adolescentes ocupados, julgando assim desviar as atenções de um mundo delinquente.A verdade é que, cada vez mais, acontece o oposto, porque se o corpo se ocupa, a mente, essa não fica coordenada com o mundo exterior...

Os nossos filhos, não nascem na adolescência...Até essa altura, foram construindo uma personalidade, que devido à escassez de tempo (digo eu) não acompanhámos, muitas vezes até negligenciámos e, naturalmente desconhecemos.

Nos jovens/adolescentes, está bem presente uma sensação de carência infinita, uma necessidade de amor desesperado, típico a maior parte das vezes, de um ambiente emocional nada saudável.

O tempo não joga a favor, um materialismo julgado necessário, casamentos desfeitos, um certo egoísmo na busca para si mesmo, quando nos esquecemos tantas vezes, de quem depende de nós.

Perante tudo isto e, muito mais que isto, os adolescentes, vão reagindo cada vez mais a uma situação de desespero e vazio.

coragem