terça-feira

Sou culpada, ou nem por isso?

(OLHARES.com - Fotografia de MARIAH)
"Esqueci-me de viver..."
Se existe palavra no dicionário, da qual não gosto nem um pouco é "culpa", faz-me lembrar à partida um julgamento antecipado. Qual forca esperando pela vitima (neste caso eu).
Não me quero ilibar de qualquer responsabilidade na minha vida, não, mas ter culpa disto, daquilo e de tudo o resto é um pouco demais.
Se o Pai, adoece (ainda mais) a culpa é minha pois como protectora assumida, deveria ter estado mais atenta. Se à mãe, lhe der uma dor de cabeça repentina, a culpa é minha, pois era coisa que devia ter previsto, após o jantar de ontem.
Se o rapazinho, é o cumulo da desarrumação, a culpa é minha, porque me canso de pedir, após cansada, resolvo fazer eu mesma.
Se a menina, esqueceu dos deveres, a culpa é minha porque a admiro e elogio sempre que posso a sua maneira de ser.
Se o Papagaio... Alto!!!
Eu não sou "culpada" de nada, sinto-me sim responsável pelos erros que cometo, e olhem que não são poucos, já me deixando a consciência bem pesada.
Culpar assim, tão facilmente os outros, não será uma forma de se ilibarem das suas próprias responsabilidades?
Sim ou não? Vá digam qualquer coisa, para que não me sinta tão culpada, da ausência de comentários...
coragem