quinta-feira

Queridos vizinhos...

Hoje até tinha agendado um outro tipo de post, mas então, ao deparar-me com o deslumbrante numero 30.000, pensei...(às vezes eu também penso...shiuuuu, não contem a ninguém, mas é verdade!). Hoje não existe blogatadas para ninguém!!!
Chegou a hora de também eu, falar do blogobairro, espalhar um pouco da minha magia azul, ou amarelus? Será transparente! como já dizem por aí.
Seja qual for a cor, a intenção é prestar a homenagem devida, à minha vizinhança que tanto estimo, ela a causadora do assustador numero atrás referido.
Isto do blogobairro, para quem ainda não sabe (duvido) é uma óptima ideia, ali da minha vizinha patti, do ares da minha graca ,mocinha ela que tem mesmo graça, faz-me gargalhar com quase tudo o que escreve. Mas a brincar vai dizendo muitas verdades sem papas na lingua.
Constatei portanto, que somos isso mesmo. Vizinhos. Cruza-mo-nos quase diariamente e, enquanto vamos estendo a nossa roupa no varal, ou mesmo o tempo de janela a que nos dispomos, nos faz contar um pouco de nós e, sabermos um pouco dos vizinhos que, mesmo apressadamente nos vão dando os "bons dias".
É verdade que, o homem faz-se por si, mas viver unidos em sociedade e partilhar cada um as suas essencias, colocando tudo de dentro pra fora, (bom, nem tudo) torna-nos mais humanos, mais humildes enquanto gente.
Ao contrário da maioria dos bairros, aqui, a distância entre nós, não existe. Pé ante pe, vestido às bolinhas, lá vou eu fazer o percurso lisboa paris lisboa. Dou um beijo na minha vizinha e amiga @nn@, em 5 segundos.
No regresso revivo o mar com a Paulita, recordo bons momentos com a helena. E ainda tenho tempo para colocar algumas palavra soltas em ordem, com a Olá sobre coisas de vidas, das nossas vidas.
Por falar em amigos, alguns mantêm-se desde o inicio, falo da ternura, que ainda me vai explicar um dia, o porquê do nome. Isto porque, existem vizinhos que afirmam terem mau feitio, o caso da lisa, que é um doce de menina, outros que, a palavra mimo-te espelha a pessoa maravilhosa que está por trás daquela porta.
Portas que revelam um imenso recheio de sonhos, que se vão abrindo com palavras de vidas alheias, mas nas entrelinhas verificamos que, se trata da própria vida de cada um.
Vão deixando ideias soltas, aqui e ali, ideias que 100 mais nem menos reflectem o trabalho e o carinho que, cada um vai tendo neste bairro que nos une. Sem recorrer a profecias eternas. Porque o eterno, também considero tempo demais.
A forma diferente de cada um se expressar, acaba por ser o elo de ligação entre nós. É um bom exemplo de sidadania. Mesmo os erros ortográficos, como aquele que acabei de escrever, exemplificam as mais variadas culturas, formas de ser e sentir deste bairro.
Respeitar e ser respeitado. O meu compadre pj , eu sou testemunha que é um exemplo de harmonia neste cantinho de "bom viver".
A verdade é que, a partilha faz-se sentir das mais variantes formas, através da escrita da cila ou de assuntos mais íntimos, como falar de sogras e prozac ou até mesmo de sexualidades afectos e mascaras, porque ainda há quem as utilize.
Este bairro prima pela democrata vizinhança, há quem opte pela lingua Mãe, há quem escolha designar sentimentos desta forma...without-feelings, desta even when it rains, desta baby velvet, desta my poemaz e ainda desta slave to the rhythm.
Não importa a língua escrita, mas a certeza que, comunicamos todos entre nós de uma forma universal. Entrelaçando caminhos, que nos levam a pessoas fantásticas.
Termino este extenso texto, agradecendo a todos os meus vizinhos, não apenas aqueles que visitam o meu estamine diariamente, mas a todos. Tenho um enorme orgulho de morar perto de quem gosto...
coragem (sem link :D)