sexta-feira

E porque hoje é dia da CRIANÇA!!!

Esta foto, foi escolhida atentamente, para não correr o risco de ferir sensibilidades aos meus leitores. Poderia ter sido outra qualquer criança a correr feliz no campo ou na praia...Ou cair na tentação de expor o limite e colocar a guerra e a fome em forma de infância. Não, limitei-me a exibir o meio termo, de uma criança, (não esquecendo o cão) que diariamente se encontra no nosso Rossio, numa qualquer Rua da nossa Lisboa.

É tão bonitinho falar de crianças, das nossas crianças, daquelas que temos em casa, das educadinhas, das que vestem roupas de marca, das que por direito regularmente visitam o pediatra, das que vão à missa ao Domingo. Daquelas que nos presenteiam com teatrinhos na escola, e de boas notas no final de cada período, do orgulho com que nos preenchem ao cumprimentar conhecidos de outrora. Das que merecidamente ganham presentes a cada dia de hoje, a cada aniversário, Natal, e sem dias especiais, ganham porque sim...Aquelas cujos Pais se honram em sê-lo.

Mas hoje, e porque é dia de todas as crianças refiro-me exclusivamente àquelas que não se enquadram no mundo acima descrito, que apenas o fantasiam, como se tratando de um conto de fadas...Se é que algumas se poderão dar ao luxo de sonhar.

Aos filhos de "Um tempo perdido" ou de um mero acaso. Àquela infância, que lhes foram cortadas as asas mesmo antes do tempo determinado de saírem do ninho...Às que nunca tiveram ninho. Às que nunca tiveram dias de hoje, nem de ontem e quem sabe de amanhã. Aos que nunca festejaram aniversários, Natais, dias de Pai e de Mãe ou outro qualquer tipo de festejo familiar.

Para elas, o meu pensamento, repleto de angústia...Mas dedico-lhes este espaço com um enorme carinho e pudesse eu ter os braços do tamanho do mundo, para as afagar e sentar no meu colo de Mãe.

Coragem*